O que será que Jesus quis dizer com essas palavras? Pode-se dizer que a classe religiosa dos tempos de Jesus era extremista. Os mestres da lei, fariseus e saduceus, eram julgadores inflexíveis.
Eles faziam diferença entre as pessoas. Enquanto isso, Jesus andava entre os cobradores de impostos (que eram considerados ladrões), prostitutas, doentes e até endemoninhados. Os religiosos o condenavam por isso. Mas certo dia, Jesus disse ao povo:
“Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam.” (Mateus 23.2-3).
E ainda disse mais:
“Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los.” (Mateus 23.4)
Praticamente, todo o texto de Mateus 23 é um sermão contra eles e suas práticas interesseiras. E quando Jesus disse que “eles coavam um mosquito e engoliam um camelo”, estava desmascarando a hipocrisia e o falso moralismo daqueles líderes.
Naquela época, todo fariseu tinha o costume de coar as bebidas. O arqueólogo Rodrigo Silva Publicada por: RBSYS
Copyright © 2025 TNUD VIDA. Todos os direitos Reservados.